O Livre Arbítrio

Mas Ele não quis assim… Não formou marionetes, não fez de nós peças de engrenagem e muito menos somos fruto de uma mente doente, de um criador brincalhão, sarcástico, em sua fabrica de monstros. Não. Ele não quis assim… Ele criou as partes, depois juntou as partes, e fez delas um corpo, uma carne, deu a elas mente e alma. Pensamentos.

Poderia Ele ditar as leis e estipular regras. Não. Mas Ele não quis assim… Ele deu livre arbítrio, capacidade de emitir opiniões e de decidir pelo grupo. Deu inteligência, e o maior de todos os dons. O raciocínio.

Ele não quis filhos mimados, rebeldes e imaturos, deu casa e comida. A “roupa lavada” caberia a nós. E foi ai que erramos. Não fomos capazes consumir apenas o necessário, extraímos uma medida, duas medidas e de metro em metro lá se foi o “éden”. Como gafanhotos arrasam plantações e florestas. Assim fomos nós. Editamos nossa dramaturgia pessoal, melhor, escrevemos, filmamos e editamos nosso próprio drama.

E ainda dizemos que Ele, é o culpado, o sumo mal feitor da obra, o errante, o efeito, a causa.

Mas não. Não foi Ele quem quis assim…

Velho Marujo
Anúncios

10 Respostas para “O Livre Arbítrio

  1. É verdade. fico triste quando me deparo com pessoas que não conseguem compreender (e eu muitas vezes sou uma delas), o livre arbitrio e suas consequencias. Se não existisse o livre arbitrio, certamente resmungarimos também, e como você disse, Deus não quis fazer marionetes, Ele preferiu fazer filhos.
    E nós na nossa, ingratidão achamos casa e comida pouca coisa, né? Esse é o ser humano…

  2. Boa reflexão. É o homem quem faz seu caminho- a liberdade é total, logo a responsabilidade pelos atos também é total. Não se pode colocar os rumos de nossa vida nas mãos do destino, antes, é preciso que tomemos as rédeas.

  3. Caraca mano… texto criminoso esse!

    Falou tudo! Não só isso, mas todos devem ter essa noção. Concordo plenamente com vc ao dizer que Ele não é culpado de nda. Porém, pessoas cegas precisam saber disso tbm.

    Abraço, jovem escritor!

    • Orra mano, eu que me sinto lisonjeado com a sua presença no meu blog, até porque sem demagogia como lhe disse pessoalmente, sempre admirei seu talento em escrever e reconheço que tem aprimorado sua arte.

      Valeu pela visita e pelo comentário parça!

      Jah Bless

  4. Mari,

    Primeiramente, saudades de suas postagens!

    Em segundo, me sint agradecido pelo comentário… Sinceramente, acho que não expressei tudo o que queria nesse texto, penso que deixei um pouco a desejar…

    Mas, sou grato por terem assimilado essas confusas idéias…rsrs

    Jah Bless

  5. Amo a poesia , pois enfeita meu viver,
    Amo a família e os amigos , pois fazem parte do meu viver ,amo o trabalho , pois dele tiro o sustento para viver ,amo a verdade pois sem ela nao sei viver !

    A verdade expressa no seu texto deveria ser lida na televisao em rede nacional
    Quem sabe os muitos milhares que acusam Deus olhariam para si mesmos e veriam a sua miserável culpa !!

    • Bom.. falar sobre poesia é suspeito para mim (risos), sou admirador desta arte maravilhosa.

      Andei muito atarefado e distante do blog, mas estou de volta e pronto para escrever algumas coias que aprendi nestes últimos dias… A melhor parte disto é poder compartilhar estas vivências.

      Obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s